AVISO: Você deve habilitar Javascript no seu navegador para ver este conteúdo corretamente.

Imagem de fundo da barra do MPF

Ir para o conteúdo. | | Ir para a navegação

Logo da PRRJ
 
Imagem do logo da PRRJ
Imagem do logo do Youtube | Imagem do logo do twitter | Imagem do logo do rss
Você está aqui: Página Inicial FrontPage Notícias MPF realiza evento para debater destinação de recursos dos royalties do petróleo
Ações do documento

MPF realiza evento para debater destinação de recursos dos royalties do petróleo

publicado em 25/03/2014
Fórum Nacional Royalties e Direitos Humanos acontece no próximo dia 4 de abril em Campos dos Goytacazes (RJ)

O Ministério Público Federal (MPF) em Campos dos Goytacazes (RJ) realiza no próximo dia 4 de abril o Fórum Nacional Royalties e Direitos Humanos. O objetivo do evento é promover um debate entre a sociedade civil e o poder público acerca da destinação dos recursos dos royalties do petróleo e gás natural à educação, com ênfase na educação básica.

Organizado pelo Grupo de Ação Estratégica para Assuntos do Petróleo, vinculado a 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, o fórum pretende contribuir para melhor compreender e encaminhar soluções para a chamada “maldição do Petróleo”, em que se constata que países produtores de petróleo não conseguem erradicar a pobreza da maioria de sua população, apresentando baixos índices de desenvolvimento humano.

"A exploração de recursos minerais, sobretudo pela indústria petrolífera, precisa definitivamente contribuir com a melhora da qualidade de vida dos brasileiros. Por isto, a destinação dos recursos dos royalties do petróleo como ferramenta de inclusão educacional é uma preocupação do Ministério Público Federal. O Fórum será uma ótima oportunidade para que Poder Público e sociedade civil debatam, democraticamente, a questão" - explica o procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, coordenador do Grupo de Ação Estratégica para Assuntos do Petróleo do MPF.

Painés e palestrantes

O fórum será composto por três painés: “Segurança Pública nas Escolas”, “A Destinação dos Royalties para a Educação Pública: avanços e aspectos controversos da lei 12858/2013 e “Construindo Estratégia: a otimização da educação básica com os recursos dos Royalties”. Dentre os palestrantes confirmados estão o subprocurador-geral da República Antônio Carlos Fonseca da Silva, o procurador geral da Agência Nacional do Petróleo Tiago Macedo, o promotor de justiça Victor Santos Queiroz, o diretor geral da Polícia Civil de Brasília Jorge Luis Xavier, os professores e pesquisadores Fátima Bayma, Salomão Ximenes e Elzira Lucia de Oliveira e o secretário de educação do Espírito Santo, Klinger Marcos Alves.

Dentre os convidados para o evento estão prefeitos e secretários municipais de educação, diretores de escola, professores, promotores de justiça, juízes, defensores públicos, entre outras autoridades dos diferentes níveis de governo. 

Inscrições

O Fórum Nacional Royalties e Direitos Humanos destina-se ao público em geral e qualquer pessoa pode se inscrever. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de abril no site www.forumroyaltiesedireitos.com.br . Todos os participantes receberão certificado emitido pela 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF e validado pela Escola Superior de advocacia. A presença valerá sete horas de atividade acadêmica para os estudantes de Direito.

O evento será das 12h às 19h no Teatro Municipal Trianon (Rua Marechal Floriano, 211 - Centro, Campos dos Goytacazes - RJ). Mais informações no site www.forumroyaltiesedireitos.com.br .

 


Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro

Tels.: (21) 3971-9488/9460

www.prrj.mpf.mp.br

MPF investiga construção de aeródromo no Norte Fluminense

registrado em:
Menu