AVISO: Você deve habilitar Javascript no seu navegador para ver este conteúdo corretamente.

Imagem de fundo da barra do MPF

Ir para o conteúdo. | | Ir para a navegação

Logo da PRRJ
 
Imagem do logo da PRRJ
Imagem do logo do Youtube | Imagem do logo do twitter | Imagem do logo do rss
Você está aqui: Página Inicial Sala de Imprensa Eventos e Audiências Audiência Pública Arco Metropolitano

Audiência Pública Arco Metropolitano

08/10/2012

O Ministério Público Federal (MPF) realizou no dia 8 de outubro de 2012 audiência pública para discutir os impactos ambientais da construção do Arco Metropolitano no Rio de Janeiro, rodovia que será construída no entorno da Região Metropolitana fluminense. O evento teve como objetivo esclarecer os termos das licenças expedidas para a instalação do empreendimento, tendo em vista a presença de impactos irreversíveis sobre ecossistemas terrestres e aquáticos nos locais atingidos pelas obras da via. Estes aspectos foram constatados durante vistoria do MPF na Floresta Nacional Mário Xavier, em Seropédica, na Baixada Fluminense.

O MPF apura, através de inquéritos civis, os impactos das obras do Arco Metropolitano à Reserva Biológica Federal do Tinguá, devido ao desmatamento de vegetação de Mata Atlântica no local, e à Floresta Nacional Mário Xavier, devido ao impacto das intervenções do empreendimento no habitat de espécies em extinção, como a rã Physalaemus soaresi e o peixe Notholebias minimus.

A audiência pública foi convocada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC/RJ), tendo em vista que existem inquéritos civis relacionados às obras em andamento em mais de uma unidade do MPF no Estado do Rio de Janeirio. Na capital, o inquérito civil está sob a responsabilidade da procuradora da República Gisele Porto e, no interior, do procurador da República Renato Machado.

Confira aqui o edital da audiência.

Veja as fotos da audiência aqui.

Menu