AVISO: Você deve habilitar Javascript no seu navegador para ver este conteúdo corretamente.

Imagem de fundo da barra do MPF

Ir para o conteúdo. | | Ir para a navegação

Logo da PRRJ
 
Imagem do logo da PRRJ
Imagem do logo do Youtube | Imagem do logo do twitter | Imagem do logo do rss
Você está aqui: Página Inicial Sala de Imprensa Eventos e Audiências Audiência Pública MPEduc em Japeri

Audiência Pública MPEduc em Japeri

02/03/2015

Apesar de ter recebido, no ano passado, mais de R$ 62 milhões para a educação, o nível de aprendizagem está abaixo da média em Japeri, na Baixada Fluminense. Em busca de uma solução para esse e outros problemas, o projeto Ministério Público Pela Educação (MPEduc) realiza a 1ª audiência pública no município no próximo dia 02 de março. A primeira reunião foi no dia 5 deste mês, na sede do Ministério Público de Japeri, com a presença do procurador da república Eduardo El Hage, da promotora de Justiça Renata Christino Cossatis, do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos e de gestores e conselheiros sociais.

O objetivo da audiência é saber se o dinheiro público está sendo bem utilizado e identificar quais são os problemas das escolas da região, já que a educação, principalmente nos últimos anos letivos, obtiveram índices menores que as metas esperadas, segundo o (Ideb/MEC). Outra questão é entender como algumas instituições com menos recursos obtiveram melhores índices educacionais do que outras com maiores investimentos. Uma vez que, de acordo com o movimento Todos Pela Educação, o nível de aprendizado obtido pelos alunos de Japeri está abaixo do considerado adequado.

De acordo com o procurador da República Eduardo El Hage “O objetivo do MPEDUC no Município é identificar as causas que estão fazendo com que o IDEB de Japeri, principalmente nos anos finais do ensino fundamental esteja tão abaixo da média. No entanto, em parceria com o gestor, com certeza alcançaremos os resultados almejados.”

O procurador da república Eduardo El Hage apresentou na primeira audiência um vídeo sobre a importância de um plano de educação e como funciona cada etapa do programa. Foi inaugurado ainda, em Japeri, uma nova funcionalidade no site do MPEDUC. Agora será possível consultar onde está cada escola pública no município por meio de um mapa que está na seção "Mapa das Escolas". Isso vai permitir à comunidade escolar, ao gestor e ao Ministério Público ter uma noção exata de onde estão as carências do município com relação à rede escolar.

 

Audiência pública 
Data: 02/03/2015
Horário: 14h
Local: Escola Municipal Ary Schiavo- Praça Manoel Marques, 53 – Centro – Japeri-RJ - CEP: 26410-000

 

MPEduc – O MPEduc é um projeto dos Ministérios Públicos Federal e Estaduais. Dentre os objetivos do projeto estão: identificar os motivos do baixo Ideb; acompanhar as políticas e destinação de recursos públicos na educação; verificar a efetividade dos conselhos sociais na área; e levar ao conhecimento do cidadão informações essenciais sobre seu direito a uma educação de qualidade e seu dever em contribuir para o serviço ser ofertado adequadamente.

Lançado em abril de 2014, o projeto MPEduc tem três etapas: diagnóstico das condições do serviço de educação pública (fase atual em Japeri-RJ); apresentação de medidas corretivas aos gestores públicos; e prestação de contas à sociedade das providências adotadas e de resultados obtidos.

 

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro

Tels.: (21) 3971-9488/9460

www.prrj.mpf.mp.br

MPF investiga construção de aeródromo no Norte Fluminense

registrado em:
Menu