AVISO: Você deve habilitar Javascript no seu navegador para ver este conteúdo corretamente.

Imagem de fundo da barra do MPF

Ir para o conteúdo. | | Ir para a navegação

Logo da PRRJ
 
Imagem do logo da PRRJ
Imagem do logo do Youtube | Imagem do logo do twitter | Imagem do logo do rss
Você está aqui: Página Inicial FrontPage Notícias Idosos ganham benefícios nas passagens de ônibus em Campos
Ações do documento

Idosos ganham benefícios nas passagens de ônibus em Campos

publicado em 12/08/2008
MPF consegue na Justiça que empresa cumpra o Estatuto do Idoso

O Ministério Público Federal (MPF) obteve na Justiça em Campos ordem para que a Expresso Kaiowa, empresa de ônibus que opera no município, passe a reservar duas vagas gratuitas por veículo para idosos e conceda 50% de desconto para idosos com renda até dois salários mínimos. Para cada caso em que for negado o direito reivindicado, a empresa terá que pagar uma multa de R$ 50 mil. A sentença foi deferida pela juíza Debora Maliki Menaged, da 2ª Vara Federal em Campos.

O pedido foi formulado à Justiça Federal pelo procurador da República Eduardo Santos de Oliveira numa ação civil pública (2007.5103002117-4). Antes, ele expediu recomendações a todas as empresas de ônibus de Campos. No entanto, a Expresso Kaiowa estaria infringindo o estipulado no Estatuto do Idoso (art. 40), aproveitando-se de uma decisão do Tribunal Regional Federal-1ª Região (TRF), que desobrigava a implementação do benefício para as empresas vinculadas à Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), o que não era o caso da Expresso Kaiowa.

A referida decisão do TRF-1ª Região também já foi suspensa, o que volta a obrigar as empresas de ônibus a cumprirem o Estatuto do Idoso.

registrado em:
Menu