AVISO: Você deve habilitar Javascript no seu navegador para ver este conteúdo corretamente.

Imagem de fundo da barra do MPF

Ir para o conteúdo. | | Ir para a navegação

Logo da PRRJ
 
Imagem do logo da PRRJ
Imagem do logo do Youtube | Imagem do logo do twitter | Imagem do logo do rss
Você está aqui: Página Inicial FrontPage Notícias Marina da Glória é preservada em prova do Pan
Ações do documento

Marina da Glória é preservada em prova do Pan

publicado em 28/01/2007
Comitê desiste de fazer garagem em reunião com MPF/RJ

Após o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro ter recomendado ao Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 (Co-Rio) buscar uma solução alternativa para as provas de vela do Pan, o Co-Rio decidiu descartar a construção de uma garagem de barcos na Marina da Glória.

A decisão, anunciada em reunião com o MPF nesta segunda-feira (29), foi tomada depois que a Justiça proibiu a retomada das obras, ao julgar uma ação movida pelo Município contra o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com a resolução, a competição será disputada na atual infra-estrutura da Marina da Glória, como ocorreu na Volvo Ocean Race, no ano passado. Se houver necessidade de acrescentar instalações provisórias, caberá ao Iphan aprovar o projeto.

Já a procuradora da República Gisele Porto, responsável pelo inquérito civil público sobre as obras da garagem, continuará a apurar a responsabilidade pelas construções já feitas no espelho d'água da Baía de Guanabara, que foram feitas sem autorização do Iphan, da Feema e da União, que é proprietária da área e não assinou contrato de cessão da área ao Município.

O Parque do Flamengo, onde fica a Marina da Glória, é um bem tombado pelo Iphan e pelo Município. Segundo o Iphan, a construção de pilares causa prejuízo não só ao patrimônio histórico, como ao meio ambiente, podendo causar o assoreamento naquele trecho.

Menu