AVISO: Você deve habilitar Javascript no seu navegador para ver este conteúdo corretamente.

Imagem de fundo da barra do MPF

Ir para o conteúdo. | | Ir para a navegação

Logo da PRRJ
 
Imagem do logo da PRRJ
Imagem do logo do Youtube | Imagem do logo do twitter | Imagem do logo do rss
Você está aqui: Página Inicial FrontPage Notícias MPF denuncia e pede prisão preventiva de envolvidos na guerra dos caça-níqueis e bingos
Ações do documento

MPF denuncia e pede prisão preventiva de envolvidos na guerra dos caça-níqueis e bingos

publicado em 15/12/2006

O Ministério Público Federal ofereceu denúncia e pediu prisão preventiva contra 43 pessoas de duas organizações criminosas, formadas por “bicheiros”, policiais militares e civis, contadores, advogados e um jornalista. As investigações foram feitas pela Polícia Federal na Operação Gladiador, a partir de monitoramentos telefônicos autorizados judicialmente. Todos foram denunciados por formação de quadrilha armada e/ou contrabando de milhares de máquinas caça-níqueis. Seis réus de uma das organizações, incluindo o líder Fernando Iggnácio, também foram denunciados por cinco homicídios qualificados.

A Justiça Federal deferiu 19 mandados de prisão preventiva contra participantes das quadrilhas e expediu 82 de busca e apreensão, que foram cumpridos ontem e hoje pela Polícia Federal.

Há ainda indícios, a serem apurados em novas investigações, de crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, ameaça, roubo, tráfico de influência, falsidade ideológica, advocacia administrativa, violação de segredo profissional, fraude em seguro, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, além de crimes eleitorais. A denúncia, oferecida pelos procuradores da República Carlos Aguiar, Eduardo André Lopes, José Augusto Vagos e Leonardo Cardoso de Freitas, será julgada na 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Foram denunciados dois grupos rivais da conhecida “guerra dos caça-níqueis”, liderados por Fernando de Miranda Iggnácio e Rogério Costa de Andrade e Silva. Todas as vítimas dos homicídios eram ligadas ao grupo de Rogério Andrade.

Segundo a denúncia, os réus Helio Machado da Conceição, Fábio Menezes de Leão, Jorge Luís Fernandes são inspetores da Polícia Civil ligados ao ex-chefe da Polícia Civil Álvaro Lins e era o braço dessa corporação na organização liderada por Rogerio Andrade. O denunciado Celso Lacerda Nogueira é coronel da PM e comandante do 14º BPM e foi cooptado pela organização para acobertar as atividades violentas do grupo, incluindo a destruição de máquinas caça-níqueis do grupo rival.

De acordo com a denúncia, José Messias Xavier, como jornalista com trânsito com diversas autoridades em todos os níveis, recebia mensalmente da organização criminosa para repassar informações sobre movimentações das Polícias Civil e Federal que pudessem atrapalhar os interesses da quadrilha. É importante salientar que a participação do jornalista foi descoberta durante as investigações, a partir do monitoramento telefônico de integrantes do grupo de Iggnácio, em especial o advogado Silvio Maciel de Carvalho, seu principal elo de contato, com quem mantinha freqüentes ligações telefônicas.

Saiba quem são os denunciados:

1)Fernando de Miranda Iggnácio

2) Ulisses Rezende

3) André Jorge Gomes Abrunhoza

4) Ronaldo Neves Leite

5) Carlos Henrique de Jesus

6) Lúlio César da Silva Cruz

7) Silvio Maciel de Carvalho

8) José Messias Xavier

9) Joaquim Daniel Lopes Ribeiro

10) Celso Lacerda Nogueira

11) Paulo César Oliveira

12) Marcos Paulo Moreira da Silva

13) Márcio Alex Oliveira Santos

14) André Luiz de Souza Raposo

15) José Luis do Nascimento Pereira

16) Jadir Simeone Duarte

17) Paulo Cezar Ferreira do Nascimento

18) Carlos Ferreira Nascimento 19) João Estevam Tavares do Amaral

20) Mário José de Azevedo Cunha Júnior

21) Márcio de Almeida Pinto

22) Rogério Costa de Andrade e Silva

23) Ruth Sara Machado De Oliveira

24) César Augusto Burgos Medeiros

25) Maria do Socorro Perpétuo Gadelha

26) Roland De Hollanda Cavalcante

27) Carlos César Arraes Tavares

28) Leonardo Brandão Alves

29) Luiz Henrique Carvalho

30) Jorge Feliz de Souza

31) Jobson Ribeiro de Aguiar

32) Antônio Carlos Macedo

33) Luciano Barros de Novaes

34) Jorsan Machado De Oliveira

35) Carlos Eduardo Pereira Moncada

36) Flávio da Silva Santos

37) Alan Nascimento Figueiredo

38) Sung Hoon Cho

39) Cristina Rodrigues Pereira

40) Rinaldo Costa de Andrade e Silva

41) Helio Machado da Conceição

42) Fábio Menezes de Leão

43) Jorge Luís Fernandes.

Menu