MPF pede prorrogação de prisões da Operação Euterpe
O Ministério Público Federal em São João de Meriti (RJ) pediu a prorrogação da prisão temporária, por mais cinco dias, de 30 pessoas detidas na quarta-feira, dia 30, pela "Operação Euterpe", feita com a Polícia Federal. A operação fez parte de investigações sobre irregularidades no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Rio de Janeiro.
A Justiça Federal atendeu parcialmente ao pedido do MP Federal em regime de plantão, mantendo a prisão até esta segunda-feira, dia 4. Por essa razão, o pedido foi reapresentado nesta data à 5ª Vara Federal de São João de Meriti para que as prisões sejam mantidas até sexta-feira, dia 8, conforme autoriza a lei.
Dois dos investigados foram soltos, com a revogação de suas prisões temporárias, pois o Ministério Público Federal, a partir das informações obtidas com eles, considerou que a função da prisão deles se esgotou, não havendo motivos para crer que tais suspeitos oporiam dificuldades às investigações. O processo tramita em segredo de justiça.
"Vale lembrar que o objetivo da prisão temporária é reunir informações para as investigações, não decorrendo da condenação penal de qualquer dos envolvidos", afirma a procuradora Ana Paula Ribeiro Rodrigues.