AVISO: Você deve habilitar Javascript no seu navegador para ver este conteúdo corretamente.

Imagem de fundo da barra do MPF

Ir para o conteúdo. | | Ir para a navegação

Logo da PRRJ
 
Imagem do logo da PRRJ
Imagem do logo do Youtube | Imagem do logo do twitter | Imagem do logo do rss
Você está aqui: Página Inicial FrontPage Notícias MPF quer fim de tráfego de veículos pesados no centro histórico de Vassouras
Ações do documento

MPF quer fim de tráfego de veículos pesados no centro histórico de Vassouras

publicado em 03/02/2015
Recomendação cobra medidas para que prefeitura garanta preservação do patrimônio histórico
O Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ) expediu recomendação para que a prefeitura do município de Vassouras, região Sul Fluminense, adote medidas para impedir a circulação de veículos pesados no centro histórico de Vassouras. O MPF estabeleceu o prazo máximo de 60 dias para que o município se estruture para fiscalizar, instituir sanções, colocar obstáculos e placas de sinalização, e mantenha guardas municipais na área para garantir a fiscalização permanente.

A prefeitura de Vassouras também deve fazer registros fotográficos dos veículos que não atenderem a proibição. Os proprietários e motoristas deverão ser identificados e informados ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O MPF recomendou ao IPHAN que todas as ocorrências constatadas sejam informadas em até 90 dias. A prefeitura e o IPHAN têm um prazo de 10 dias, a partir de 29 de janeiro de 2015, para se manifestarem quanto ao acatamento dos termos da recomendação.

Veja a íntegra da recomendação.


O MP Federal já tinha expedido recomendação em 2013 que tratava do tráfego de veículos pesados no centro histórico de Vassouras. Mas, ainda hoje, é possível verificar a circulação de caminhões na área. O conjunto histórico urbanístico e paisagístico de Vassouras foi tombado pelo IPHAN em 1958 e teve suas normas de proteção fixadas pelo órgão no ano de 1986.

O procurador da República Julio José Araujo Junior, responsável pela recomendação, esteve em Vassouras em 23 de janeiro e constatou, pessoalmente, que diversos caminhões cruzam o município de Vassouras para trafegar entre as rodovias Presidente Dutra e BR-393, passando pelas principais ruas do centro histórico. "Diante desse cenário totalmente incompatível com a preservação do patrimônio histórico e cultural do centro de Vassouras, com riscos à proteção de edifícios e com prejuízo à circulação de pessoas, foi necessário cobrar medidas específicas da Prefeitura para corrigir, em curto prazo, as ilegalidades cometidas", afirmou o Procurador.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro

Tels.: (21) 3971-9488/9460

www.prrj.mpf.mp.br

MPF investiga construção de aeródromo no Norte Fluminense


 

registrado em:
Menu