MPF quer acesso de serviço postal a comunidades no Sul Fluminense
O Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ) expediu recomendação à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para assegurar o serviço de entrega de correspondência e encomendas no Sul Fluminense. O MPF solicita que a empresa mapeie as regiões não atendidas pelos Correios nos municípios de Barra do Piraí e Volta Redonda, apresentando propostas de solução para prestação do serviço postal nas localidades.
Além disso, é recomendado que, em até 30 dias, a empresa inicie o serviço postal com entrega individualizada em domicílio no bairro Arthur Cataldi (Coimbra), em Barra do Piraí. O MPF pede ainda que, em até 60 dias, a região receba o serviço de caixa postal comunitária.
No dia 13 de agosto deste ano, o MPF se reuniu com a comunidade e lideranças da região do bairro Arthur Cataldi. Na ocasião, foi comprovada a falta do serviço postal. Segundo a recomendação, a área não é de difícil acesso, o que não justificaria a falta de atendimento daqueles moradores por parte dos Correios. Foi constatado, inclusive, que ocorre atendimento em região bem próxima.
A recomendação destaca ainda a importância do serviço postal para o cotidiano da comunidade, inclusive para o recebimento de informações previdenciárias e de assistência social. Segundo o procurador da República Julio José Araujo Junior, que assina a recomendação, o MPF espera que, com o mapeamento de endereços pelos Correios, outras comunidades não atendidas se mobilizem para receber a prestação deste serviço, ainda que por meio de caixas postais comunitárias.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro
Tels.: (21) 3971-9488/9460