AVISO: Você deve habilitar Javascript no seu navegador para ver este conteúdo corretamente.

Imagem de fundo da barra do MPF

Ir para o conteúdo. | | Ir para a navegação

Logo da PRRJ
 
Imagem do logo da PRRJ
Imagem do logo do Youtube | Imagem do logo do twitter | Imagem do logo do rss
Você está aqui: Página Inicial FrontPage Notícias Câmara de Volta Redonda vota mudança de nome da ponte Presidente Médici na próxima segunda (15)
Ações do documento

Câmara de Volta Redonda vota mudança de nome da ponte Presidente Médici na próxima segunda (15)

publicado em 12/12/2014
Alteração atende à recomendação do MPF, que considera que atual nome ofende o princípio da impessoalidade e o direito à memória

Após recomendação do Ministério Público Federal (MPF), a Câmara Municipal de Volta Redonda deverá votar na sessão da próxima segunda-feira (15) um projeto de lei para alterar o nome da ponte da cidade, que liga os bairros Aterrado e Niterói, de Presidente Médici para Dom Waldyr Calheiros. O procurador da República Julio José Araujo, autor da recomendação do MPF, irá acompanhar a sessão.

O projeto, do vereador José Jerônimo (PSC), é resultado da audiência pública realizada ontem (11) na Câmara para debater a mudança do nome da ponte. Para o MPF, a deliberação 1.218, de 9 de novembro de 1973, que conferiu o atual nome, ofende o princípio da impessoalidade e o direito à memória.

A recomendação do MPF pede ainda a retirada do nome do ex-presidente Emílio Gasrratazu Médici de qualquer placa indicativa da ponte e que o novo nome seja escolhido por meio de discussão pública, com ampla participação da sociedade civil, obedecendo normas constitucionais e legais.

"A mudança no nome da ponte é uma reparação simbólica que, associada a outras medidas, contribui para superar o legado de violência da ditadura, de modo a não aceitar que as violações se repitam. Para o MPF, atualmente a ponte não tem nome", disse o procurador da República Julio José Araujo, durante a audiência pública.

 

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro

Tels.: (21) 3971-9488/9460

www.prrj.mpf.mp.br

MPF investiga construção de aeródromo no Norte Fluminense

registrado em:
Menu